O Elastecimento Jurisprudencial do Alcance da Cassação de Terceiros em Razão de Fraude à Quota de Gênero e suas Consequências

Autores

  • Henrique Kurscheidt Escola da Magistratura do Paraná, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v24i2.24

Palavras-chave:

Direito eleitoral, Quotas de gênero, Candidatura “laranja”, Ação de Investigação Judicial Eleitoral, Terceiros beneficiados, Electoral judicial investigation action

Resumo

O presente artigo tem por objetivo examinar as possíveis consequências na prática eleitoral do entendimento recentemente estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando do julgamento do REspe 193-92/PI, segundo o qual a constatação da existência de uma única candidatura feminina fraudulenta em sede de Aije leva necessariamente à cassação do registro ou diploma de todos os demais integrantes da legenda ou coligação no pleito proporcional, visando responder se a ampliação do alcance da cassação de terceiros atende ao louvável intuito de dar máxima efetividade à ação afirmativa que se pretende implementar por meio das quotas de gênero ou, na prática, poderá levar à situação fática oposta àquela que se pretendeu prestigiar com a instituição de tal sistemática e impor restrições ainda mais severas ao ingresso  e  efetiva  participação  das  mulheres na vida política do País.

 

Biografia do Autor

Henrique Kurscheidt , Escola da Magistratura do Paraná, Paraná

Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (2010) e em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019). Juiz de Direito no Paraná.  Professor no curso de pós-graduação em Direito Aplicado da Escola da Magistratura do Paraná, núcleo Ponta Grossa.

Referências

BOBBIO, Norberto. et al. Dicionário de Política. Brasília: Universidade de Brasília, 1991.

FUX, Luiz; FRAZÃO, Carlos Eduardo. Novos Paradigmas do Direito Eleitoral. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

GOMES, José Jairo. Direito Eleitoral. São Paulo: Atlas, 2018.

LACERDA, Maria Luisa de Medeiros; LUCENA, Alisson Emmanuel de Oliveira. Aportes práticos acerca dos demonstrativos de regularidade dos atos partidários na fase de procedimento de registro de candidatura. Revista Estudos Eleitorais, Recife, v. 2, n. 4, 2018.

LEITE, Crislayne Moura; GUNDIM, Wagner Wilson Deiró. A participação da Mulher na Política Brasileira e a Efetividade das Quotas Partidárias. Revista Eleitoral, Florianópolis, v. 23, n.1, 2019.

RUSSELL, Bertrand. História da Filosofia Ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

SANTOS, Poliana Pereira dos; BARCELOS, Júlia Rocha de. GRESTA, Roberta Maia. Debates sobre a Participação Feminina no Parlamento Brasileiro: Sub-representação, Violência e Assédio. Revista Eleitoral, Florianópolis, v. 23, n.1, 2019.

SCHELBAUER, Vinícius Gonçalves. O patriarcado, ações afirmativas e a subrepresentatividade da mulher, Paraná Eleitoral: revista brasileira de direito eleitoral e ciência política, v. 9, n.1, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

KURSCHEIDT , H. . O Elastecimento Jurisprudencial do Alcance da Cassação de Terceiros em Razão de Fraude à Quota de Gênero e suas Consequências. Resenha Eleitoral, Florianopolis, SC, v. 24, n. 2, p. 99–116, 2021. DOI: 10.53323/resenhaeleitoral.v24i2.24. Disponível em: https://revistaresenha.emnuvens.com.br/revista/article/view/24. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Resenha Científica