O Financiamento de Campanhas Eleitorais sob a Ótica da Democracia
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Palavras-chave

Reforma Política
Democracia Representativa
Financiamento misto de campanhas eleitorais
Crise da representação política Political Reform
Representative Democracy
Mixed financing of election campaigns
Political representation crisis

Como Citar

FERREIRA, L.; BASTOS JUNIOR, L. M. P. O Financiamento de Campanhas Eleitorais sob a Ótica da Democracia. Resenha Eleitoral, Florianopolis, SC, v. 20, n. 2, p. 83–108, 2016. DOI: 10.53323/resenhaeleitoral.v20i2.82. Disponível em: https://revistaresenha.emnuvens.com.br/revista/article/view/82. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

Este trabalho dedicou-se a avaliar, no contexto da reforma política no Brasil, os avanços que poderiam culminar no aperfeiçoamento do sistema político, o qual se apresenta fracassado quanto aos objetivos da democracia representativa. O foco da análise recaiu sobre a substituição do financiamento misto de campanhas eleitorais, esse considerado ponto de destaque na crise da representação política atual. O estudo bibliográfico pautou-se em obras especializadas, artigos científicos, matérias jornalísticas e entrevistas com experts publicadas em revistas especializadas acerca do tema em pauta. A análise identificou que a proibição das doações por empresas não garantirá o fortalecimento da relação entre representantes e eleitores.

https://doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v20i2.82
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