A Possibilidade da Educação Jurídica numa Perspectiva Humanista
DOI:
https://doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v20i1.78Palavras-chave:
Educação Jurídica, Humanismo, Acesso à Justiça e CidadaniaResumo
A sociedade atual revela tensões que apontam para uma crise de valores, de esperança, imersos na violência e com grande parte da população sem condições dignas de sobrevivência. No mundo jurídico atual, o das normas, não importa a realidade vivenciada, sentida e desejada pelos cidadãos. Recuperar o destinatário do Direito, é o que vêm procurando fazer as correntes humanistas do Direito. Repensar a educação jurídica e a aplicação da teoria do humanismo no seu contexto, a fim de verificar uma possibilidade para construção e efetivação da cidadania da população de baixa renda, é importante para que se possa não apenas formar bacharéis em direito, mas também e principalmente, operadores de direito conhecedores e comprometidos com a sociedade em que estão inseridos. É possível, através do ensino do direito, calcado num novo humanismo ocorrer mudanças concretas de forma a integrar-se no objetivo de construir uma realidade mais justa e digna.
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