A Influência das Redes Sociais no Processo Eleitoral

Autores

  • Rodrigo Camargo Piva Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina - TRESC, Santa Catarina, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v19i1.66

Palavras-chave:

Influência das Redes Sociais, Processo Eleitoral, comunicação tradicionais

Resumo

A popularização das redes sociais2 é um fenômeno mundial e, ao que tudo indica, irreversível. No Brasil, o número de usuários aumentou exponencialmente nos últimos anos, acompanhando o processo de democratização da internet e a possibilidade de acesso à rede por meio de aparelhos celulares conhecidos como smartphones.

Biografia do Autor

Rodrigo Camargo Piva, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina - TRESC, Santa Catarina, (Brasil)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil).  Analista Judiciário e Chefe da Seção de Publicações Técnico-Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Especialista em Psicologia Transpessoal. Cantor e compositor de MPB (www.rodrigopiva.com.br).

Referências

DUARTE, Letícia. Como as redes sociais vão interferir na próxima eleição? Jornal Zero Hora. Disponível em http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2014/07/como-as-redes-sociais-vao-interferir-na-proxima-eleicao-4554663.html. Acesso em 6.11.2014.

FATTORI, Marília. Protestos e Manifestações: Redes Sociais X Mídias Tradicionais. Disponível em http://www.dp6.com.br/protestos-e-manifestacoes-redessociais-x-midias-tradicionais/. Acesso em 6.11.2014.

KIOSKEA.NET. Twitter atinge o meio milhão de usuários: o Brasil chega na segunda posição. Disponível em http://pt.kioskea.net/faq/12500-twitter-atinge-o-meio-milhao-de-usuarios-o-brasil-chega-na-segunda-posicao. Acesso em 7.11.2014.

LIMA, Maria. Aécio reage a envolvimento de sua filha e ex-mulher em boatosnas redes sociais. Jornal O Globo. Disponível em http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-reage-envolvimento-de-sua-filha-ex-mulher-em-boatos-nas-redes-sociais-13113008. Acesso em 6.11.2014.

MIRANDA, André. Eleição foi marcada por guerra de marketing viral. Jornal O Globo. Disponível em http://oglobo.globo.com/brasil/eleicao-foi-marcada-porguerra-de-marketing-viral-14371783. Acesso em 10.11.2014.

TSE. Notícias 2013. TSE decide que manifestação política pelo Twitter não configura propaganda eleitoral. Disponível em http://www.tse.jus.br/noticiastse/2013/Setembro/tse-decide-que-debate-politico-pelo-twitter-nao-configurapropaganda-eleitoral. Acesso em 6.11.2014.

VEJA. São Paulo: Abril, ed. 2397, n. 44, 23 out. 2014.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

PIVA, R. C. A Influência das Redes Sociais no Processo Eleitoral. Resenha Eleitoral, Florianopolis, SC, v. 19, n. 1, p. 249–257, 2015. DOI: 10.53323/resenhaeleitoral.v19i1.66. Disponível em: https://revistaresenha.emnuvens.com.br/revista/article/view/66. Acesso em: 21 nov. 2024.