Tutela de Evidência: aplicabilidade e casuística no direito processual eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v24i2.23Palavras-chave:
Tutela de evidência, Tutela provisória, Processo eleitoralResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade da tutela de evidência no direito processual eleitoral e verificar utilização do instituto pelas Cortes Eleitorais, com ênfase no Tribunal Superior Eleitoral. Para tanto, expõe o sistema de tutela provisória contido no Código de Processo Civil, discorrendo sobre os requisitos e hipóteses de cabimento da tutela de evidência. Após, descreve a atuação da Justiça Especializada no que toca ao uso desta técnica processual que se destina à melhor distribuição do ônus do tempo no processo. Por fim, conclui que o emprego da tutela de evidência no processo eleitoral é possível no aspecto teórico e importante na prática jurídica como forma de regular de forma equânime o ônus do tempo em situações de quase certeza, dispensando o requisito da urgência.
Referências
AMARAL, Guilherme Rizzo. Comentários às alterações do novo CPC. 2 ed. São Paulo: RT, 2016.
CÂMARA, Alexandre Freitas. O novo processo civil brasileiro. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
CARDOSO, Oscar Valente. A tutela provisória do processo eleitoral no novo Código de Processo Civil. Resenha Eleitoral, Florianópolis, v. 20, n. 1, p.196, jul. 2016.
COSTA, Eduardo José da Fonseca. Art. 311, In: STRECK, Lenio Luiz; NUNES, Dierle; CUNHA, Leonardo Carneiro da. Comentários ao código de processo civil. São Paulo: Saraiva, p. 448-455, 2016.
DOTTI, Rogéria. Precedentes judiciais e antecipação: a tutela da evidência no novo CPC. Revista de direito da ADVOCEF, a. 11, n. 21, p. 59-75, nov. 2015.
FIALHO, Arthur Monteiro Lins; BONIFÁCIO, Artur Cortez. O efetivo acesso ao judiciário e o tempo processual sob a perspectiva da tutela de evidência. Revista de cidadania e acesso à justiça, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 726-747, jul./dez. 2016.
KOEHLER, Frederico Augusto Leopoldino; MIRANDA, Gabriela Expósito Tenório. Conceituação e classificação da antecipação dos efeitos da tutela, da tutela cautelar e da tutela de evidência. In: FREIRE, Alexandre; DANTAS, Bruno; NUNES, Dierle; et. al. Novas tendências do processo civil. v. 2. Salvador: Juspodivm, 2014, p. 605-618.
MACÊDO, Lucas Buril de. Antecipação da tutela por evidência e os precedentes obrigatórios. Revista de Processo, v. 242, p. 523-552, abr. 2015.
MEDINA, José Miguel Garcia. Curso de direito processual civil moderno. 3 ed. São Paulo: RT, 2017.
PEREIRA, Luiz Fernando Casagrande. Cassação de Mandato, o Novo Efeito Suspensivo Automático do Código Eleitoral e a Tutela de Evidência do NCPC. Revista Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná, Curitiba, n. 7, p. 37-77, 2016.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 58 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017.
WANBIER, Luiz Rodrigues. Curso avançado de processo civil – vol 2. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista Resenha Eleitoral, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.