A Possibilidade da Educação Jurídica numa Perspectiva Humanista

Autores

  • Sirlane Melo Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, Santa Catarina, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v20i1.78

Palavras-chave:

Educação Jurídica, Humanismo, Acesso à Justiça e Cidadania

Resumo

A sociedade atual revela tensões que apontam para uma crise de valores, de esperança, imersos na violência e com grande parte da população sem condições dignas de sobrevivência. No mundo jurídico atual, o das normas, não importa a realidade vivenciada, sentida e desejada pelos cidadãos. Recuperar o destinatário do Direito, é o que vêm procurando fazer as correntes humanistas do Direito. Repensar a educação jurídica e a aplicação da teoria do humanismo no seu contexto, a fim de verificar uma possibilidade para construção e efetivação da cidadania da população de baixa renda, é importante para que se possa não apenas formar bacharéis em direito, mas também e principalmente, operadores de direito conhecedores e comprometidos com a sociedade em que estão inseridos. É possível, através do ensino do direito, calcado num novo humanismo ocorrer mudanças concretas de forma a integrar-se no objetivo de construir uma realidade mais justa e digna.

Biografia do Autor

Sirlane Melo, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, Santa Catarina, (Brasil)

Advogada. Especialista em Direito. Mestre e Doutora em Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Professora Titular da disciplina de Estágio (Escritório Modelo de Assistência Jurídica - EMAJ) do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac

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Publicado

2016-01-01

Como Citar

MELO, S. A Possibilidade da Educação Jurídica numa Perspectiva Humanista. Resenha Eleitoral, Florianopolis, SC, v. 20, n. 1, p. 201–220, 2016. DOI: 10.53323/resenhaeleitoral.v20i1.78. Disponível em: https://revistaresenha.emnuvens.com.br/revista/article/view/78. Acesso em: 21 nov. 2024.